A grande força oculta que todos tem medo de revelar
Somente espíritos retardatários acreditam que existe o demônio falado pela igreja. Basta pensar um pouco em certos acontecimentos atuais e podemos ver quem são os demônios. Será que ele é pior do que aqueles seres considerados humanos, que estupram, violentam e matam? A Cabala fala que são espíritos nascidos sem almas, quando desencarnam ficam obsediando outras pessoas encarnadas, para permanecerem com a energia delas aqui no nosso plano físico.
Exu ou Esú
É um elemento com todos os ancestrais femininos e masculinos, com todas as representações coletivas e com todos os potenciais espirituais altamente manifestados.
Exu é o guardião dos caminhos, cidades, nações e casas. Ele é a inteligência entre o profano e o sagrado, é considerado a pedra filosofal da verdade espiritual e cósmica.
Exu, é o primeiro Orixá a ser invocado e assentado. É comum encontrar em todos os altares de Exus: argolas, correntes, pedras, chaves, cadeados, caramujos, pregos, fitas, retrós de linhas, anéis, flores, folhas, etc.
Exu é sempre assentado a esquerda do portão da casa, deste local ele controla toda a entrada e saída das pessoas. Este que fica assentado permanece somente neste local.
Outros Exus
A função é passear nas encruzilhadas, ouvir conversas dos rabos de encruza (espíritos obsessores que ficam alimentando-se de comidas de encruzilhadas e fazendo mal para os outros). Os Exus orientam esses espíritos obsessores (rabo de encruza) a não fazer mal as pessoas. Os Exus, encaminham esses espíritos obsessores para serem doutrinados em igrejas, centros espíritas, grupos de estudos ou locais em que estão trabalhando espiritualmente. Quando o local não faz desobsessão ou doutrinação, esses espíritos obsessores costumam acompanhar as pessoas até serem doutrinados, afastados e encaminhados. Os Exus não podem encaminhar diretamente para o plano espiritual esses espíritos, porque eles não podem interferir no livre arbítrio adquirido em vida pelo obsessor. Os Exus não têm livre arbítrio, eles ajudaram na criação.
Exu não fica isolado ou desclassificado em nenhum plano. Ele é o princípio, a representação da expansão material e espiritual. Exu é considerado primogênito de DEUS, foi criado em primeiro lugar. Cada ser humano possui seu próprio Exu em seu corpo, cada ser humano tem seu próprio Exu individual. Cada cidade, nação, casa tem seu Exu individual próprio do local, caso contrário nada poderia existir, não haveria vida, uma vez que, é obrigatório a individualidade para existência dos seres e locais.
DEUS criou Exu para servir como substância que se prescreve ou aplica-se a um doente para o seu próprio restabelecimento material e espiritual. Cada ser humano possui em seu interior o seu próprio antídoto, uma vez que, o mal e o bem são sementes que germinam e desenvolvem de acordo com a índole de cada ser humano.
O Exu individual ou particular de cada ser não é visto pela própria pessoa, e tão pouco há manifestação do mesmo, visto que incorporado está no âmago de cada pessoa, sendo denominado de Bará que é a junção das palavras Oba+Ara = Rei do corpo.
O Bará é a representação do Kádara de cada ser e é através do mesmo que se processam as alterações e por meio destas modificações é que somos estimulados, arremessados ou não a toda sorte que compõe a nossa esfera energética, e este percalço dentro da Cabala Afro é chamado de Esé Odu Onã = Caminhos do destino.
Exu ou Esú é a expressão de um símbolo que funciona na estrutura real imaginária. Simboliza as dúvidas humanas perante os conflitos sociais estabelecidos. É a certeza da liberdade e autonomia do ser humano diante das dificuldades naturais e sociais.
Exu ou Esú é o próprio desafio, a vontade e a irreverência que permitem ao ser humano uma autodeterminação, a quebra de qualquer interdição. Ele é quem fornece aos Mentores e Guias as maneiras e os rituais que deverão ser feitos para melhorar a sorte de todas as pessoas.
Exu ou Esú é para o Movimento da Consciência Suprema Una, uma força espiritual que somente faz o bem e elucidada, não possuindo nenhum vínculo com demônio da visão pobre das igrejas evangélicas e católicas. Demônio para nós, são atitudes negativas como egoísmo, inveja, ciúmes, mal olhado, criticas destrutivas, pornografias, pedofilia, falar mal da vida dos outros, injustiças, maldades, violências, exageros sexuais, tristezas, doenças, avareza, limitação, querer receber para si mesmo e etc. Provocadas pela mente satânica, que não tem nada a ver com Exu. Demônio é uma forma de lavagem cerebral feita pela igreja através do Concilio de Nicéia.
Exu ou Esú não possui imagem e nem tem denominação como Capa Preta, Caveira, Teimoso, Zé Pilintra, Cemitério ou Maria Molambo.
As vezes eles dão esse nome para entendimento mais fácil das pessoas, porém quando iniciados a Arcádia as pessoas sabem o nome verdadeiro dele.
Exu ou Esú é o grande mistério oculto.
Haja Luz e Boa Sorte!
Dora Milice