Há mais de três mil anos atrás, um povo nômade, alegre e amante da música e da dança saíram do noroeste da Índia, Egito e Grécia. Começa a disporá Cigana.
Esse povo de língua Romaní, viajou em carroças coloridas e criavam nomes poéticos para si: Filhos das Estrelas, Viajante dos Ventos e Povos das Estradas.
A liderança feminina recebe o nome de Phury-day (matriarca) e as Bibs (tias conselheiras). Os ciganos respeitam e se aconselham em sua ancestralidade, mães, avós e essas muitas vezes se utilizam da leitura da sorte para orientar.
São devotos de Santa Sarah Kali, a rainha e padroeira Cigana. Dividem-se em três grandes grupos: Senti, os Rom e os Calons, com dialetos totalmente diferentes.
A magia Cigana é passada de geração em geração de forma oral.
Ferver avelã sem casca, pedaços de maçãs vermelhas, damascos, ameixas-pretas, uvas verdes, morangos e rodelas de limão cravo, ferver tudo com água, chá́ preto e mel.
Ciganos Portugueses
Chegaram na península ibérica oriundos do norte da Índia.
A população cigana andou distribuída por todo o país, com maior densidade em Lisboa, Setúbal, Porto, Guarda, Bragança e Faro.
Os ciganos são do grupo Gitano (ibéricos) – falam o Caló (além do Português e Espanhol).
A ocupação geral dos ciganos é o negócio, a venda ambulante, em feiras e mercados.
A família é sagrada para os ciganos.
O casamento é uma das tradições mais preservadas entre os ciganos, representa a continuidade da raça e por isso o casamento com os não ciganos não é permitido em hipótese alguma e, quando isso acontece, a pessoa é excluída do grupo.
São geralmente uniões precoces (a partir dos 13 anos para as raparigas, 14/15 para os rapazes) e confere estatuto social à pessoa, sendo quase a única forma de ascensão social.
A cerimónia segue determinados rituais, que as famílias respeitam conforme os recursos financeiros de que dispõem: a festa costuma durar 2 a 3 dias e para demonstrar estatuto social, mudam de roupa muitas vezes ao longo da festa.
Os ciganos portugueses mantém as tradições culturais, dentro da espiritualidade trabalham principalmente para união e sustento familiar.